No trânsito, o sentido é a vida

No trânsito, o sentido é a vida

Estamos na Semana Nacional do Trânsito, que é comemorada todos os anos entre 18 e 25 de setembro. Para 2019, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definiu o tema “No trânsito, o sentido é a vida", cujo objetivo é conscientizar a sociedade para criar um ambiente favorável a um trânsito seguro, focando em valores, posturas e atitudes que podem ser feitas por todos.

De acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 35 mil brasileiros que morrem todos os anos vítimas de acidentes. São casos que, grande partes das vezes, poderiam ser evitados através de medidas simples que evitariam que famílias percam parentes ou que tenham vítimas com sequelas graves.

Deve haver uma reflexão sobre como se vê a mobilidade, com relação a todos os condutores: motos, carros, caminhões, ônibus, bicicletas e até pedestres. O trânsito é feito por todos nós, então todos devem estar envolvidos. Além disso órgãos reguladores do trânsito garantem o olhar global e que a mensagem seja levada adiante. Com pequenas atitudes no dia a dia podemos superar comportamentos que levem a situações de risco e causem acidentes.

Abaixo, listamos as principais causas de acidentes no Brasil, de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária.

1. Uso do telefone celular com o veículo em movimento;
2. Dirigir alcoolizado ou sob efeito de substâncias psicoativas;
3. Excesso de velocidade;
4. A não utilização correta da sinalização do veículo (seta, luz de alerta, faróis, etc);
5. Não manter distância segura em relação ao veículo da frente (algo comum nas rodovias);
6. Falta de manutenção do veículo (motor, combustível, óleo, freios, pneus e demais equipamentos e acessórios do carro);
7. A não utilização do cinto de segurança e outros itens de segurança;
8. O desrespeito da sinalização do trânsito; e
9. O desrespeito às leis de trânsito.

A Honda e a Independência Motos reafirmam seu compromisso com uma mobilidade consciente e a prevenção de acidentes. Para informações sobre produtos de segurança ou motocicletas visite nossas redes sociais ou uma de nossas lojas físicas.

Whatsapp