Semana do Trânsito 2020: Perceba o Risco, Proteja a Vida

Semana do Trânsito 2020: Perceba o Risco, Proteja a Vida

O tema escolhido pelos órgãos competentes para as campanhas educacionais do Dia do Trânsito em 2020 foi “Perceba o Risco, Proteja a Vida”. A ideia é chamar a atenção para o perigo que existe ao se locomover nos espaços urbanos e rodovias. Em conjunto com a Semana do Trânsito, foram organizadas diversas ações educativas para motoristas, motociclistas e pedestres.


São medidas importantes porque chamam atenção para estatísticas tristes que temos atualmente. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito decorrem de falhas humanas, por isso o alerta para a atenção dobrada ao conduzir um veículo. Os outros 10% correspondem a falhas mecânicas e falta de sinalização e má condição das vias.

Dentre os principais fatores que explicam a alta letalidade estão o uso do celular enquanto dirige, o excesso de velocidade, a imprudência, não utilizar os indicadores de segurança dos veículos como setas e faróis, além da desatenção na manutenção dos veículos, que abrem margem para acidentes. Sendo assim, além de uma atitude de respeito e atenção nas pistas, é essencial uma revisão periódica de sua moto ou carro para evitar problemas mecânicos.

Com relação aos últimos cinco anos, houve uma queda no número de fatalidades, mas há ainda muito a se fazer. Por isso, órgãos competentes em todo Brasil estão realizando ações educativas para diminuir ainda mais essa estatística. Em Juiz de Fora, a Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset) está realizando lives no facebook com debates de especialistas sobre diversos temas. 


Neste link, você pode assistir a live “Empregabilidade em tempos de pandemia: em foco, motofretistas”, na qual foram discutidas condições de trabalho e passadas orientações para um trânsito mais seguro neste momento de alta nas entregas por delivery. 


Um trânsito sem acidentes começa com cada um de nós. Além de uma direção atenta, lembre de manter seu veículo sempre em dia. A Independência Motos tem uma equipe especializada para garantir as melhores condições de segurança para você e sua motocicleta. Permaneça conectado em nossas redes sociais para mais notícias, dicas e promoções. 



Whatsapp